Há 70 anos o mundo entrou em guerra
Milhões de vidas foram arrebatadas durante cerca de seis anos, em dezenas de países europeus, após a Alemanha e a então União Soviética iniciarem a II Guerra Mundial com a invasão da Polônia. Na madrugada do dia 1º de setembro de 1939, tropas alemãs deram início a um dos mais tristes momentos protagonizados pelo homem. Ganância de poder, ira, preconceito e violência, entre tantas outras atitudes insanas, invadiram campos, casas, fábricas, lojas, hospitais...
Hoje, passados 70 anos, só resta à humanidade relembrar aqueles que perderam a vida em momentos absurdos e os que deram a vida pela continuação da própria vida.
Abaixo, o cronograma do primeiro mês daquele terrível tempo. Os que desejarem saber mais detalhes da 2ª Guerra Mundial podem acessar o site segundaguerramundial.com.br.
Dia 1: A invasão da Polônia começa às 4h40 da manhã com um ataque maciço da luftwaffe em vários alvos. O Reino Unido e a França ordenam uma retirada imediata da Alemanha.
2: Começa os primeiros conselhos políticos e diplomáticos da Segunda Guerra Mundial pelos responsáveis pelo ataque na Polônia. O Reino Unido, junto com Austrália e Nova Zelândia declaram guerra às 11:15 horas da manhã e a França junta-se na guerra às 17:00 horas.
3: A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em ação.
4: Inicia-se as operações Aliadas no ar da Europa com o ataque da Real Força Aerea em alvos navais alemães.
5: Os alemães atravessam o Rio Vístula. Os Estados Unidos declaram neutralidade.
7: Patrulhas francesas entram na Alemanha numa região próxima a Saarbrücken.
10: O Canadá declara guerra à Alemanha.
17: A União Soviética invade a Polónia por leste, ocupando o território leste da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central).
18: Varsóvia é cercada por tropas alemãs.
22: Ameaçada a oeste pelos alemães e a leste pelos soviéticos, a cidade de Lvov rende-se.
25: A frente alemã começa um racionamento de alimentos.
27-28: Hitler desloca gigantescos canhões da frente oeste (fronteira com a França) por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia.
28: A capital da Polônia, Varsóvia rende-se aos alemães; a fortaleza de Motlin capitula. O ministro de Relações Exteriores alemão Joachim von Ribbentrop e o diplomata soviético Vyacheslav Mikhailovich Molotov reunem-se na cidade de Brest-Litovsk para decidir a partilha da Polônia, conhecida como Pacto Ribbentrop-Molotov


